No ar
Terça, 28 de junho de 2022
(89) 3462-1200 / (89) 99448-4877
Saúde

22/04/2022 ás 11h07

34

Redação

Oeiras / PI

Sesapi alerta para vacinação de criança após casos suspeitos de sarampo
.
Sesapi alerta para vacinação de criança após casos suspeitos de sarampo
.

A Secretaria de Estado da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Piauí. A informação foi confirmada pela coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, que informou que os dois casos foram registrados no município de São Miguel do Tapuio, distante 225 km de Teresina.


O primeiro caso notificado pela Sesapi é de uma criança de dois anos. O segundo caso investigado é de uma pessoa adulta, que não teve a idade divulgada.


“Nos casos suspeitos temos uma criança de dois anos e uma pessoa adulta, ambos de São Miguel do Tapuio. Nossas equipes já mantiveram contato com o município e é necessária uma confirmação desses casos. Foi feito um bloqueio e coleta de material para concluir a investigação, além de uma vacinação de bloqueio nas proximidades dos locais onde os casos suspeitos residem”, explicou Amélia Costa.


O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) chama a atenção da população para a importância da vacinação das crianças contra o sarampo. O Brasil já possui casos confirmados em São Paulo.


A Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi e Coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, destaca que até 2018 o Brasil não registrava casos da doença e que a baixa cobertura vacinal contra o sarampo é um dos motivos do registro de novos casos dentro do território nacional.


“Nós temos a notificação de dois casos suspeitos de sarampo no nosso estado e essa situação acende o alerta. Pedimos que os piauienses levem seus filhos para se vacinarem com as duas doses e garantir assim a imunização completa, percebemos que muitas crianças só recebem a primeira dose e chamamos a atenção porque uma dose não é suficiente para garantir a imunização total”, destaca a epidemiologista.


O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior chama a atenção para a alta transmissibilidade da doença e também pede que a população piauiense leve suas crianças para se vacinar.


“O Sarampo é uma das doenças imunopreveníveis que tem grande índice de transmissibilidade e pode levar até mesmo ao óbito. Por causa disso precisamos ter em mente a importância da vacina para as nossas crianças. A cobertura em todo o Brasil está baixa e por isso precisamos da cooperação da nossa população que já tanto nos ajudou, levem nossas crianças para se vacinar”, disse o secretário.

FONTE: Cidade Verde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium