No ar
Quinta, 25 de junho de 2026
(89) 3462-1200 / (89) 99448-4877
Geral

04/06/2016 ás 10h20

655

/

Servidores da Uespi conseguem reajuste, mas professores continuam em greve
Servidores da Uespi conseguem reajuste, mas professores continuam em greve

O governador Wellington Dias sancionou a lei que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A nova lei, aprovada pelo Legislativo, tem como objetivo atualizar a tabela de vencimentos do grupo. A aprovação do reajuste põe fim à greve, de mais de 40 dias, dos servidores da universidade, mas a situação dos professores ainda não foi resolvida.



 



O secretário de Estado do Governo, Merlong Solano, explicou que o aumento será concedido para três classes (I, II e III) e cinco padrões (de A até E). “O nível fundamental inicia com R$ 880 (classe I Padrão A) e alcança R$ 1.046,67 (classe III Padrão E); já o nível médio começa com R$ 994,72 e chega a R$ 1.969,48 e o superior tem vencimentos de R$ 1.637,72 até R$ 3.732,49, que é na classe III e padrão E”, explicou. A lei tem efeitos financeiros a partir de 1° de junho de 2016, condicionados ao atendimento dos requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.





Segundo o secretário, o governo está se esforçando para atender às reivindicações dos servidores da Uespi. Dentre as propostas apresentadas pelo Estado, está o pagamento da promoção e progressão dos docentes em uma única parcela, no mês de junho, e a criação de mais 200 bolsas de incentivo aos alunos e o pagamento das que estavam em atraso. “O governo já chegou a um entendimento com os técnicos-administrativos e está buscando o mesmo diálogo com os docentes a fim de encerrar a paralisação, que já dura mais de 40 dias”, ressaltou Merlong Solano.





Segundo Lina Santana, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), os professores ainda estão buscando o diálogo e tentando um acordo com o governo. “Nós nos reunimos com o reitor da universidade, a quem o governador pediu que negociasse conosco, e avançamos bastante, porém, ainda não chegamos a um entendimento na questão do reajuste salarial, onde o governo desconhece o retroativo das promoções e gratificações, além da necessidade de concurso público”, relatou.





Na próxima segunda-feira (6), a categoria será recebida por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí para discutir o pedido do governo de decretar a ilegalidade da greve. “O desembargador ainda vai nos escutar para poder decidir ou não pela ilegalidade do movimento”, declarou.





A fim de chegar a um entendimento e atendendo às reivindicações dos grevistas, o Governo do Estado retirou os servidores e professores da Lei de Lotação e se comprometeu a disponibilizar R$ 25 milhões para reparos e reformas nos campi de acordo com a necessidade da comunidade acadêmica.


FONTE: Portal Az

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium