No ar
Terça, 28 de junho de 2022
(89) 3462-1200 / (89) 99448-4877
Geral

27/04/2022 ás 10h04

30

Redação

Oeiras / PI

Flávio Júnior propõe criar roteiro da fé e tradições religiosas no Piauí
A proposta é estimular a visitação pública dos municípios e preservar a cultura das atividades religiosas no Estado do Piauí.
Flávio Júnior propõe criar roteiro da fé e tradições religiosas no Piauí
.

As celebrações religiosas são tradições em muitos municípios que reúnem muitos fiéis e para estimular o turismo religioso nesses locais, o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior apresentou um projeto de lei na Assembléia Legislativa propondo a criação de um roteiro da fé e tradições religiosas no Estado.


Para o deputado, a proposta é estimular a visitação pública dos municípios e preservar a cultura das atividades religiosas no Piauí. Ao mesmo tempo, o projeto contribui com a preservação do patrimônio natural e valorização da cultura e dos atrativos turísticos, realização de eventos religiosos e também resgataria o patrimônio histórico religioso e monumentos em todo o Estado, pontua.


Flávio Júnior lembrou que, durante sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Turismo, observou o potencial do Estado para o turismo em várias vertentes. Ele destacou que o Piauí tem, pelo menos, 13 municípios catalogados com uma forte manifestação religiosa. São eles: Teresina, Santa Cruz dos Milagres, Oeiras, Floriano, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Bom Jesus, Ilha Grande do Piauí, Pau D Arco, Luzilândia, Monsenhor Gil, Picos e Piracuruca. Nesses municípios, costuma ter procissões e outros eventos religiosos que atraem milhares de fiéis. São pessoas que peregrinam vindos de todo o Piauí e também de outros Estados para manifestar sua fé. Ou seja, com um potencial enorme para o turismo religioso, sustenta.


Projeto estipula calendário de ações e eventos


Com o projeto, o parlamentar observa que haveria ainda um desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia dos municípios, ao mesmo tempo em que seria estimulada a promoção da educação ambiental, mobilidade e de acessibilidade e proteção animal, nesses locais.


Por meio do projeto, cada município poderia definir e criar um calendário de ações e eventos religiosos de forma integrada com as cidades vizinhas, com sinalização específica visível informando que aquele município integra de forma oficial, o Roteiro da Fé e Tradições Religiosas.


Com os roteiros mapeados, os municípios também devem fazer inventário, mapeando e promover ações e eventos culturais, educacionais para divulgar os atrativos turísticos e serviços existentes do roteiro. Seria feito o mapeamento de todos os monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagem, locais de alimentação e hidratação, unidades de saúde e disponibilizar as rotas, atrativos turísticos e serviços em meio de comunicação física e virtual, como mapas, cartilhas, sites e aplicativos. O turista teria acesso a todas essas informações para que pudessem visitar os roteiros com a estrutura necessária. É um projeto que estimula o turismo e contribui com a geração de emprego, renda e até mesmo com a economia do município, finaliza Flávio Júnior.

FONTE: Mural da Vila

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium