No ar
Sem foto
Sexta, 26 de junho de 2026
(89) 3462-1200 / (89) 99448-4877
Cidades

31/03/2022 ás 10h12

579

Redação

Oeiras / PI

Prefeitura de Santa Rosa alerta população sobre surto Mão-Pé-Boca
A doença já infectou várias crianças no município.
 Prefeitura de Santa Rosa alerta população sobre surto Mão-Pé-Boca
.

A Prefeitura de Santa Rosa do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem alertar sobre o surto da Síndrome Mão-Pé-Boca no município, que já infectou várias crianças.


A virose acomete principalmente crianças menores de cinco anos. Porém os adultos e adolescentes não estão imunes e podem ser infectados, mas a maioria dos casos não desenvolve sintomas e podem ser transmissores assintomáticos do vírus.


Apesar de contagiosa a doença, quando diagnosticada ainda no início, não oferece riscos à criança e desaparece espontaneamente após 10 dias, e é recomendado o afastamento da criança da escola por uma semana após a descoberta da doença.


A doença atinge também o sistema digestivo e é causada pelo vírus coxsackie da família dos enterovírus. A febre alta é um dos principais sintomas da virose, e cerca de três a cinco dias depois da infecção, começam a surgir pequenas aftas na boca e bolinhas com líquido nos pés e mãos. O contágio e transmissão da Síndrome são via oral, por meio de secreções (tosse e espirro).


Tratamento:


Como a doença é autolimitada (tem começo, meio e fim), o tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas. São utilizados analgésicos, anti-inflamatórios e devem ser prescritos após avaliação médica.

FONTE: Santa Rosa Hoje

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium