No ar
Quarta, 24 de junho de 2026
(89) 3462-1200 / (89) 99448-4877
Oeiras

01/02/2022 ás 11h30

346

Redação

Oeiras / PI

Justiça Federal acata denúncia contra o prefeito José Raimundo por desvio de recursos
A Justiça Federal determinou a abertura de investigações sobre o caso.
Justiça Federal acata denúncia contra o prefeito José Raimundo por desvio de recursos
.

A Justiça Federal acatou denúncia e tornou réus o atual prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, do PP, e o ex-secretário de Finanças da Prefeitura, Luis Ronaldo de Abreu Sá e a pregoeira Theresa Albano Franco Duarte Pereira. Eles são acusados de fraudar licitações para desviar recursos federais destinados à Educação, à Saúde e à Assistência Social daquele município.


A denúncia foi feita no dia 27 de maio de 2021, pelo procurador regional da República Bruno Calabrich, do Núcleo de Ações Penais Originárias (NAO/PRR-1ª Região). A Justiça Federal determinou a abertura de investigações sobre o caso.


Na denúncia, o procurador garantiu à Justiça Federal que recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, bem como do Fundo Municipal de Saúde – FMS – e do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, foram desviados através manobras dos gestores para fugir do devido processo licitatório.


Segundo o representante do Ministério Público Federal, os crimes pelos quais são acusados o prefeito e o ex-secretário de Finanças teriam sido cometidos para desviar recursos federais e por isso “as imputações aqui formuladas inserem-se na esfera de competência da Justiça Federal”, ressaltou o procurador Bruno Calabrich.


Em um dos trechos da denúncia, o procurador da República ressalta que apenas uma escola, a Unidade Escolar Girassol, no bairro Oeiras Nova, foi reformada sete vezes apenas em quatro meses, entre janeiro e abril de 2017.


“No Dia 09 de Maio de 2013 a cidade de Oeiras pagou R$ 27.147,69 para a edificação dos banheiros na Unidade Escolar, o serviço só foi finalizado em 2017 por profissionais liberais (pedreiros e ajudantes) por meio de contratação direta. Entre fevereiro e abril de 2017 o município pagou mais R$ 16 mil para concluir os banheiros, o custo total da construção, somente dos banheiros, foi de mais de R$ 43 mil”, diz o documento do Ministério Público Federal.


O desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, acatou a denúncia e determinou, por Carta Precatória Criminal, que os réus fossem notificados pelo juiz da Comarca de Oeiras. A última movimentação do processo ocorreu em 16 de dezembro de 2021, quando foram determinadas diligências contra os três.


Bolsonaristas ferrenhos, o prefeito José Raimundo e o tio Luís Ronaldo, ex-secretário de Finanças, são primos do ex-deputado federal B Sá, grande líder político da família e de Oeiras. Atualmente todos são ligados politicamente ao ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP/PI).

FONTE: MPF e TRF1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium