22/02/2019 ás 09h27
974
Redação
Oeiras / PI
Pelo menos 30 policiais federais amanheceram, nesta sexta-feira (22), em Teresina, cumprindo sete mandados de busca e apreensão na casa e escritórios do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
A Operação compensação foi autorizada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal que investiga supostos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro pelo senador piauiense. Essa é a terceira vez que policiais invadem domicílios do senador.
Senador Ciro Nogueira
A Procuradoria-Geral da República informou que "a investigação tem como partida colaborações premiadas de executivos do grupo J&F. Em depoimentos, os colaboradores narraram a compra de apoio político a partidos por meio do político. No pedido enviado ao Supremo, a PGR explica que, segundo investigações preliminares, parte da propina paga ao partido do parlamentar foi viabilizada por meio de doações oficiais – simuladas - e outra parte no valor de R$ 5 milhões foi paga em espécie por meio de uma pessoa ligada ao senador. No total, teriam sido pagos R$ 42 milhões em propina". O delator informou que o Comercial Carvalho teria repassado 2,5 milhões para o senador.
As investigações apontam que o dinheiro pago pelo supermercado foi entregue a Gustavo Nogueira, irmão de Ciro.
A operação foi deflagrada em Teresina (PI), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Outros envolvidos também estão sendo intimados a prestarem depoimentos sobre o caso.
Residência do senador Ciro Nogueira (Foto: Lucas Sousa/ Portal AZ)
Imóvel que é alvo da operação fica localizado na zona Leste
FONTE: Portal AZ
Há 2 anos
STF suspende limite de vagas para mulheres em concursos da PM e Corpo de Bombeiros do PiauíHá 3 anos
Nota de PesarHá 4 anos
Governo do Estado recupera rodovia que facilita acesso a pontos turísticos do PiauíHá 4 anos
Santa Rosa segue avançando na Educação e sobe nota do IdebHá 4 anos
Foragido da Major César é preso em parque aquático na cidade de Oeiras