No ar
Sexta, 18 de outubro de 2019
(89) 3462-1200 / (89) 99464-6677
Brasil

02/09/2019 ás 10h55

43

Redação

Oeiras / PI

Alerta: Oeiras está entre as cidades com maior intensidade de radiação solar do Brasil
Segundo dados do INMET, Oeiras está entre as cidades de maior exposição a radiação solar do Brasil no mês de setembro.

De acordo com o último levantamento da normal climatológica de insolação, o Piauí possui as zonas mais intensas de exposição a luz solar do Brasil. Segundo dados do INMET, Oeiras está entre as cidades de maior exposição a radiação solar do Brasil no mês de setembro.   


O folhadeoeiras buscou junto ao INPE dados relativos a radiação extrema. Na escala de radiação ultravioleta que varia de 1 a 14, a pesquisa trás um alerta. Nesta, a radiação 11, 12,13, e 14 são considerados extremos. Durante toda essa semana em Oeiras, a radiação estará oscilando na escala 11 e 12, ou seja, muito alta.


Como a radiação ultravioleta é extremamente prejudicial á saúde humana, principalmente à pele, pois, provoca queimaduras e até o câncer, é necessário que os oeirenses tomem alguns cuidados especiais.


O climatologista e pesquisador Werton Santos explica que a concentração se dá principalmente em duas áreas. “Temos manchas muito escuras no Piauí, que são as manchas mais concentradas em todo o território nacional, que indicam o maior número de horas sob exposição solar do país. Uma próxima a região do Vale do Longá e outra projetada entre Picos, Oeiras e Floriano”. 


As zonas mais intensas caracterizam cerca de 300 horas de exposição solar no mês (laranja escuro), enquanto as demais áreas possuem exposição média um pouco acima de 200 horas (tons mais claros de laranja).


 


Alerta


Sobre a extrema incidência de radiação ultravioleta, a orientação é que as pessoas façam o uso de camisa com manga longa, boné, protetor solar, evitar o sol ao meio dia e permanecer sempre que possível em local com sombra.


 

FONTE: FOLHA DE OEIRAS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium