No ar
Programa evangélico Encontro com Cristo
Sábado, 25 de maio de 2019
(89) 3462-1200 / (89) 99464-6677
Brasil

02/04/2019 ás 08h33

36

Jaiza Silva

Oeiras / PI

Vereador Beron e OPA cobram construção de Canil em Oeiras
Vereador e ONG se reuniram para discutir estratégias e cobrar o executivo.

Uma reunião entre o vereador Beron (MDB) e a ONG Oeirenses Protetores dos Animais (OPA) discutiu o problema de animais soltos nas ruas e resolveu solicitar a prefeitura a construção de um canil para a cidade de Oeiras.

Segundo o vereador Beron, a situação virou um caso de saúde pública, pois não existe um cuidado especial a esses animais de ruas que na maioria carregam doenças colocando em risco a saúde humana, além de que a procura de alimentos eles rasgam e espalham lixo na cidade. Ele ainda diz que já indicou um órgão responsável pelo controle de zoonoses em 2014, e agora reforça com a indicação da construção de um canil.

"A proteção dos animais é uma das minhas bandeiras, sempre me preocupei com os animais e me chama atenção o crescimento na quantidade de cães abandonados no meio da rua, sabemos que sem cuidados necessários são transmissores de doenças devido ficar exposto aos mais variados tipos de predadores no meio ambiente. Então eu vejo muito em ruas do centro, bairros mais afastados e inclusive aqui na Câmara de Vereadores se ver frequentemente, e por isso indiquei ainda em 2014 na gestão do ex-prefeito Lukano Sá a construção desse órgão, como não fui atendido, reforço agora em 2019 com a indicação para construir um canil para nossa cidade", indica Beron.



A OPA de Oeiras é uma ONG sustentada por doações de alguns empresários e trabalho voluntário dos integrantes, que às vezes chega a tirar do próprio bolso para cuidar desses animais. O presidente da OPA falou que no momento a maior dificuldade é local para abrigar esses animais, materiais e acessórios de cuidados já que eles não têm entrada de nenhum capital.

"Hoje de imediato a melhor opção seria um local para tirar das ruas e cuidar desses animais, nós fazemos o que podemos, não temos local, não temos dinheiro pra isso, apenas nosso trabalho voluntário. Tudo que fazemos aqui por eles é por ajuda de empresários e pessoas que se sentem tocadas. Não temos nem a quem recorrer, porque em nossa cidade não tem um controle de zoonoses. Um canil era um primeiro passo muito bom", conclui o presidente da ONG Antônio Francisco.

Em nota a prefeitura afirmou que são feitas ações itinerantes de acompanhamento da população canina e felina da cidade, e Cães e gatos abandonados nas ruas são periodicamente vacinados pela equipe de agentes de combate às endemias do município. A nota diz ainda que a prefeitura de Oeiras elaborou um projeto para a criação de um centro de zoonoses, que deve ser implantado ainda este ano.

Confira a nota na Integra:

Sobre à matéria "Vereador e OPA cobram construção de canil em Oeiras"

"A Prefeitura de Oeiras informa que promove ações itinerantes de acompanhamento da população canina e felina da cidade. Cães e gatos abandonados nas ruas são periodicamente vacinados pela equipe de agentes de combate às endemias do município. Com orientação da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais realizam a vacinação dos animais contra raiva, fazem testes rápidos de calazar e aplicam medicação para que as fêmeas evitem a gravidez.



As medidas adotadas preservam a saúde dos animais e, consequentemente, a saúde da população. Empenhada numa solução definitiva para atendimento da população canina e felina que vive nas ruas da cidade, a Prefeitura de Oeiras elaborou um projeto para a criação de um centro de zoonoses, que deve ser implantado ainda este ano. Dentro do processo de implantação do centro de zoonoses, uma equipe técnica da Prefeitura de Oeiras visitou no final do ano passado a Gerência de Zoonoses (Gezoon) de Teresina, que servirá como modelo para ampliação do serviço de zoonoses no município oeirense.

O intercâmbio teve o propósito dei verificar como Teresina maneja e executa as ações de controle das endemias e zoonoses, tendo em vista que, o objetivo da gestão municipal de Oeiras é melhorar as atividades no município. Na oportunidade, e equipe técnica conheceu a estrutura da Gezoon no que diz respeito a equipamentos e fluxos de rotina, para que Oeiras possa executar as ações em zoonoses independentes do Estado, como acontece em Teresina".

FONTE: MURAL DA VILA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium